Desafio 10:23

[Tradução da página Homeopathy there’s nothing in it da 1023 Campaign]

O Desafio 10:23 aparece no seguimento de um protesto de “overdose” montado pela Campanha 10:23 em 2010. Protestantes internacionais em mais de 10 países, e mais de 23 cidades juntar-se-ão no fim-de-semana de 5 e 6 de Fevereiro de 2011, para afirmar simplesmente: Homeopatia – Não tem nada lá dentro. O desafio culminará dia 6 de Fevereiro na conferência QED em Manchester, Inglaterra, onde 300 protestantes participarão no maior evento de sempre contra a homeopatia

O que é a homeopatia?

Pergunta a muitas pessoas o que acham que é a homeopatia e ser-lhe-á dito que é “medicina herbal” ou que “é 100% natural”.

Na verdade, não é uma coisa nem outra. Poucas pessoas sabem que a homeopatia assenta na diluição de substâncias a tal ponto que, literalmente, não sobra  nada lá dentro.

A homeopatia é uma pseudo-ciência absurda e não-científica, que continua a existir como uma forma aceite de medicina complementar, apesar de nunca terem existido provas científicas e robustas que demonstrem que funciona.

A campanha 10:23

A Campanha 10:23 procura dar a conhecer a realidade da homeopatia. Mostrar-lhe-emos como se pode demonstrar que não funciona, porque são impossíveis as alegações dos homeopatas, e porque se deveria preocupar.

A campanha é organizada pela Merseyside Skeptics Society, uma organização inglesa sem fins lucrativos destinada a promover o cepticismo científico. Mais informação sobre os Merseyside Skeptics está disponível no seu site. O evento em Portugal está a ser organizado por um grupo de cidadãos.

Que mal é que tem?
Se é só água e acúcar não pode fazer mal, certo? Errado! Simon Singh, jornalista e escritor científico, explica porque é que a homeopatia prejudica.