A ciência e a homeopatia

Durante a semana passada a MHRA -Medicines and Healthcare produts Regulatory Agency (o organismo que controla os medicamentos e produtos de saúde no Reino Unido) – recebeu propostas para alterar as etiquetas dos produtos homeopáticos:

“Para o público poder tomar decisões informadas, é de importância vital que a evidência científica para a homeopatia seja claramente explicada e disponibilizada.”

O resultado não foi muito feliz como pode ser lido aqui. E é também pelas palavras de Ben Goldacre, autor de Ciência da Treta, que ficamos a saber da circulação de um e-mail entre homeopatas antes da MHRA ter chegado a uma conclusão, e onde se pode ler:

This avoids the need to prove the science behind prescribing of remedies and allows us to practise as normal.

ou seja,

Isto evita a necessidade de provar a ciência por detrás da prescrição de medicamentos e permite que possamos exercer a prática como habitualmente.

(a tradução é minha)

Finalmente admitem que a homeopatia não é uma prática científica!


About L Abrantes

Bachelor degree in Tourism, Degree in History. Currently pursuing a master's degree on History and Philosophy of Science Co-Found and collaborator at COMCEPT - Comunidade céptica portuguesa. http://comcept.org
This entry was posted in Homeopatia and tagged , . Bookmark the permalink.

11 Responses to A ciência e a homeopatia

  1. author says:

    Quanto à homeopatia, homeopatas e seus defensores, já nada me surpreende.

    Surpreendente é o referido no link “propostas” sobre no Reino Unido em 2007 ainda haver universidades a oferecem bacharelatos em homeopatia. Note-se que a designação lá é “Bachelor of Science – BSc”, o que devia dar um enorme gozo aos defensores da homeopatia.
    Surpreendente é ainda ser permitido no nosso país, e noutros ditos desenvolvidos, aos homeopatas usarem a designação de “médicos” e os seus produtos de “medicamentos”.

    P.S.: se quiserem tirem a imagem da versão portuguesa do livro deste outro blog que mantenho: http://sopadabola.wordpress.com/conclusoes/. No verso tem uma referência explícita à homeopatia.

    • L says:

      Obrigada,
      Eu gosto particularmente da capa para os EUA, por isso optei por colocá-la aqui.

  2. ABS says:

    L, os homeopatas sabem que a sua prática não tem fundamento científico e que é, parafraseando o Bob Park, “a huge pile of bovine excrement”. Claro que este e-mail é chato – traz à superfície o que sempre souberam – mas não vai parar o movimento homeopático. A homeopatia apresenta todas as características de uma seita – ver de novo o Robert Park e o seu “Voodoo Science” – pelo que argumentos “menores” como este não têm impacto significativo.
    O combate, neste momento entre nós e na Europa, passa pela eliminação da designação “medicamento” dos produtos homeopáticos. A luta contra o obscurantismo é lenta.

    • L says:

      Eu tinha esperança que o artigo levantasse mais celeuma. Talvez o assunto saísse deste círculo restrito – blog – Visão – Facebook e aparecesse na tv.

      Infelizmente ainda funcionamos muito com a ideia de que as coisas para acontecerem tem de passar pela televisão.

      Também aquilo que é de lamentar são os resultados desta “reforma” no Reino Unido. O poder da casa real é forte.

  3. Anonimo 2 says:

    e o poder das tuas palavras L é tão pequeno que reuniu apenas meia-dúzia de pessoas! Assim não vão lá

    • L says:

      Mas move dezenas de comentários de proponentes de homeopatia!

    • Pedro Homero says:

      Este comentário é muito interessante, pois os homeopatas costumam dizer que são uma voz solitária de razão, uma espécie de Galileu da era moderna, e que um dia a ciência chegará lá e demonstrará que a água tem memória e que a ‘energia vital’ e os ‘miasmas’ existem, e então sim, uma nova era de prosperidade, saúde e glória espera o ser humano, para sempre!

      Ou algo assim parecido.

  4. Anonimo 2 says:

    e assim ainda consegues ficar mais pequenina!

  5. anonimo says:

    o homero,

    voçês é que são a minoria, os solitários que se resumiram a 1/2 dúzia de seres que se reuniram e não mobilizaram rigorosamente nada!!!!

    pra mim a homeopatia é que me resolve os problemas!!!!!!!!!!!!

  6. Pedro Nunes says:

Comments are closed.