Quem quer ganhar um milhão de dólares?

O mágico James Randi tem dedicado grande parte da sua vida a expor fraudes e charlatães. Neste passado sábado, coincidindo com a campanha 10:23, Randi relançou um desafio aos proponentes da Homeopatia: um prémio de 1 milhão de dólares será entregue a quem conseguir provar que todos os testes clínicos realizados quanto à eficácia da homeopatia estão errados e que a homeopatia não é uma fraude. Por outras palavras, que os produtos homeopáticos funcionam.

O Desafio do milhão de dólares existe desde os anos 60 e está aberto a qualquer pessoa que queira mostrar evidências de qualquer fenómeno ou poder paranormal /sobrenatural, seguindo um protocolo previamente acordado por ambas as partes.

Até agora, o prémio nunca foi reclamado.

About L Abrantes

Bachelor degree in Tourism, Degree in History. Currently pursuing a master's degree on History and Philosophy of Science Co-Found and collaborator at COMCEPT - Comunidade céptica portuguesa. http://comcept.org
This entry was posted in Homeopatia and tagged , , . Bookmark the permalink.

6 Responses to Quem quer ganhar um milhão de dólares?

  1. Pedro Homero says:

    Eis o link – http://www.randi.org/site/index.php/1m-challenge/challenge-faq.html- para as perguntas frequentes relacionadas com este desafio do James Randi. Basicamente, o dinheiro existe mesmo, o protocolo é definido e acordado entre o proponente e a JREF, terceiros aceites por ambas as partes monitorizarão o teste protocolado e se de facto o proponente conseguir demonstrar que a homeopatia funciona para lá do efeito placebo ele/a ganha *mesmo* o milhão de dólares.

  2. Pedro Nunes says:

  3. Pedro Nunes says:

    ????
    Então e o desafio?

  4. Pedro Nunes says:

    Já agora, acho que o video que me deu a conhecer deve ser mais facilmente partilhado pelos comentadores visitantes.
    Chama-se “Medicina Corporativa contra Medicina Popular”

Comments are closed.